sábado, 7 de fevereiro de 2015

Dominus vobiscum!



Preparando as crianças para servir na Santa Missa.
By Adilson J. da Silva

7 de fevereiro, dia de São Romualdo.




Hoje foi realmente um sábado difícil e cheio, mas foi um dia especial para os garotos: foi o primeiro dia de treinamento deles para servir na Santa Missa no rito tridentino. Acordamos bem cedo, li o Thyselfolord e já nos deslocamos para nos encontramos com os irmãos Jalmir e Jorge do grupo de leigos São Pio V na Capela Nossa Senhora Aparecida, no centro de Curitiba.

Não foi fácil acorda cedo, mas os garotos se mostraram animados! O professor Jalmir explicou da forma mais literal e profunda para eles: “aprender a servir na missa é aprender a servir ao Nosso Senhor Jesus Cristo na hora de sua Crucificação”! Que bela explicação! Existe algo melhor no mundo para as crianças? Existe forma melhor de conduzir as crianças na prática da adoração de Nosso Senhor e Salvador?!


Na missa em rito tridentino, além de ter contato com o latim, as crianças são literalmente mergulhadas no imenso e profundo mar da simbologia cristã e dos sagrados mistérios de nossa redenção. Conduzindo as crianças a viverem a Santa Missa nesse rito, com o tempo elas poderão sentir bem a beleza das palavras pronunciadas pelo sacerdote e compreender cada gesto realizado por ele. Ora, é justamente a riqueza simbólica do cristianismo que eleva a Santa Missa infinitamente acima das liturgias vazias dos protestantes, tão variados e cheios de banalidades.


2 comentários:

Pedro Erik disse...

Muito obrigado, pela menção ao meu blog, meu amigo.

Que Deus abençoe os seus garotos, que Cristo ilumine os caminhos deles e de toda a sua família.

ICXC NIKA

Grande abraço,
Pedro Erik

Adilson J. da Silva disse...

Grato pelas palavras, nobre Pedro. Que a Santíssima o ampare e o continue fortalecendo como seu talento de escrever, e abençoando toda a família!