domingo, 21 de junho de 2015

21 de Junho de 2015:

Bem-vindo ao inverno.
by Adilson J. da Silva


Fonte da imagem: desconhecida

Seguindo calendário, hoje inicia-se a estação do inverno. 21 de junho marca o solstício de inverno no hemisfério sul. Não sei hoje realmente aconteceu o dia mais curto do ano.; E se aconteceu, tampouco sei a que horas o sol atingiu sua maior declinação. Segundo o site http://www.signficados.com.br, em 2013 o solstício de inverno aconteceu no dia 21 de junho, precisamente às 2h04.

Aqui em Curitiba, hoje o dia amanheceu nublado, ao menos onde moro, bairro do Umbará. Até achei que iria chover, mas me enganei.
Uma das vantagens de vivermos no Sul do Brasil é a de termos um contato direto com seu clima subtropical. Para alguém como eu, natural do Nordeste, isso foi um dos elementos que mais aprofundou meu carinho pelo Paraná. Troquei as leituras dos livros de geografia pelas reais experiência de sentir os efeitos da translação do nosso planeta.

Hoje tive que ir trabalhar. Fui tirado da cama pelas inquietações do gato Jack que não parava de pular sobre nós. Júnior ainda não se recuperou da gripe que pegou na sexta-feira. Então me organizei, me despedi de dona Mônica e abençoe meus três com um fragmento do Livro de Número, capítulo 6: "O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor resplandeça o Seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te de a paz". Fazia tempo que praticava isso.

Nenhum comentário: